Timbre

 

Cogead

Coordenação – Geral de Administração

 

 

Título:

Analisar Conta Contábil da Cogead e Unidades Centralizadas  (Contratos e Garantias)

 

GESTOR DO DOCUMENTO

Defin/Secon

CÓDIGO DO PROCEDIMENTO

RMP 020003200/001

 

 

Nome do responsável pela elaboração

 

Maria Lara

 

 

 Nome do responsável pela revisão

 

Yuri de Jesus dos Santos

 

 

Nome do responsável pela validação

 

Roberto Viana Pereira

 

 

Nome do responsável pela aprovação

 

P/Maria de Lourdes Ferraz

 

 

VIgência: DOIS ANOS

VERsão:

04/2022

 

Histórico de Revisões

N° da Versão

Descrição e/ou itens alterados

00

Criação do procedimento

 01

Processo passou do sistema QPR para o Bizagi.

02

Revisão do Processo (metodologia e atividades).

 03

Foi alterado o nome do procedimento de: Analisar contratos da Dirad e Unidades Centralizadas para: Analisar Conta Contábil da Cogead e Unidades Centralizadas

04

Foi alterado o nome do procedimento de: Analisar Conta Contábil da Cogead e Unidades Centralizadas para: Analisar Conta Contábil da Cogead e Unidades Centralizadas  (Contratos e Garantias); Atualização das siglas (SEGECON para SEFCON); Item 2.1.1 – mudança do texto para sinalização do sistema utilizado (de SIASG para SIAF).

 

 

 

 

 

 Sumário

 

1 Identificação

2 Elementos do Processo

2.1 Itens do fluxograma

2.1.1  Contrato

2.1.2  Enviar contrato

2.1.3  Receber contrato

2.1.4  Verificar apropriações

2.1.5  Registrar dados bancários

2.1.6  Registrar garantia, Caução e Fiança (Contrato com garantia)

2.1.7  Alimentar planilha de Conciliação de contratos

2.1.8  Acompanhar pagamentos

2.1.9  Abater valor na planilha de conciliação

2.1.10  Aguardar notificação

2.1.11  Registrar término, rescisão e renovação (termo aditivo)

2.1.12  Processo Finalizado

2.2 Atores

2.3 Áreas de interação

3 Registros

4 Anexos

 

1 Identificação

 

Processo:         

Analisar e Controlar a Execução Contábil e Patrimonial

 

Sub-Processo:

Analisar Conta Contábil da Cogead e Unidades Centralizadas (Contratos e Garantias)

 

 

Responsáveis:

DEFIN/SECON

 

Clientes:

DECOM/SEFCON

 

Regras do negócio:

Não se aplica.

 

2 Elementos do processo

2.1 Itens do fluxograma

 

2.1.1  Contrato

O processo inicia com o contrato.

 

2.1.2  Enviar contrato

O contrato é enviado para Defin/Secon através de e-mail.

 

2.1.3  Receber contrato

O Analista Contábil recebe os contratos via e-mail.

 

2.1.4  Verificar apropriações

O Analista Contábil acessa mensalmente o sistema SIAFI e verifica as apropriações realizadas pelo DECOM/SEFCON.

Tipos de contrato:

Serviços: Conta contábil 812310201;

Aluguéis: Conta contábil 812310301;

Fornecimento de bens: Conta contábil 812310401.

NOTA: Nos casos de qualquer alteração no contrato, o DEFIN/SECON regulariza as informações no SIAFI.

 

2.1.5  Registrar dados bancários

Nos casos de caução o Analista Contábil deve registrar no sistema SIAFI os dados bancários da empresa. Este processo é realizado pelo DEFIN/SECON para todas as Unidades da Fiocruz.

 

2.1.6  Registrar garantia, Caução e Fiança (Contrato com garantia)

O analista contábil deve acessar o sistema SIAFI e lançar os dados da garantia referente ao contrato, são elas:

Fiança no País: 811110104;

Seguro garantia no país: 811110110;

Depósito e Cauções: 211410000.

Situação Siafi:

Apropriação: LDV053;

Baixa: LDV054.

 

2.1.7  Alimentar planilha de Conciliação de contratos

O Analista Contábil deve alimentar planilha de conciliação de contratos com todas as informações que estão no contrato: CNPJ, nome da empresa, número do contrato, Unidade, número do processo e o saldo atual.

 

2.1.8  Acompanhar pagamentos

O analista contábil deve mensalmente acessar o sistema SIAFI mensalmente e acompanhar os pagamentos dos contratos.

 

2.1.9  Abater valor na planilha de conciliação

A cada liquidação de contrato, o Analista Contábil abate esses valores na planilha de conciliação de contratos.

 

2.1.10 Aguardar notificação

O analista contábil aguarda notificação do DECOM/SEFCON por e-mail próximo ao término do contrato ou rescisão para dar andamento ao processo.

 

2.1.11  Registrar término, rescisão e renovação (termo aditivo)

O Analista Contábil deve acessar o sistema SIAFI e registrar o encerramento, rescisão ou renovação do contrato conforme abaixo:

Situação SIAFI:

Anexo I - LDV011 - entrada;

Anexo II - LDV015 - Saída.

 

2.1.12  Processo Finalizado

O processo finaliza-se com o término, renovação ou rescisão de contrato

 

2.2 Atores

Analista Contábil

 

2.3 Áreas de interação

DECOM/SEFCON

DEFIN/SECON

 

3 Registros    

Tabela 1 – Registros

 

Identificação

Armazenamento

Proteção

Recuperação

Código de classificação

Tempo de retenção

Disposição

Situação SIAFI

 -  LDV011–Entrada

Sistema SIAFI

Login e senha

Documento RC (Registro de 

Controles diversos)

 

Não aplicável

 

 

 

 

Não aplicável

 

 

Não aplicável

 

Situação SIAFI

 - LDV015 – Saída

 

 

Situação SIAFI

 - Apropriação: LDV053

 

 

Situação SIAFI

-  Baixa: LDV054

 

 

4 Anexos

 

Anexo I – Fluxograma do processo Analisar Conta Contábil da Cogead e Unidades Centralizadas (Contratos e Garantias).

 

 

 

                                      


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Documento assinado eletronicamente por Maria da Conceição da Costa Lara, Prestadora de Serviço, CPF: 967.085.307-91, em 19/10/2022, às 10:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por YURI DE JESUS DOS SANTOS LOPES DA SILVA, Prestadora de Serviço, CPF: 102.658.547-33, em 20/10/2022, às 09:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Roberto Viana Pereira, Chefe do Serviço de Contabilidade, em 24/10/2022, às 15:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 25380.003653/2022-68                                                                                                                                                     

SEI nº 2138014