Cogead
Coordenação – Geral de Administração
|
GESTOR DO DOCUMENTO DECOM/SEAC/SQF |
|
CÓDIGO DO PROCEDIMENTO RMP 020005110/003 |
Nome do responsável pela elaboração Lorenzo Theodoro Borges |
Nome do responsável pela revisão Alan de Souza Anselmé |
Nome do responsável pela validação Paulo Roberto Barcelos Silva |
Nome do responsável pela aprovação Alex Lima de Carvalho |
VIgência: DOIS ANOS |
VERsão: 05/2022 |
Histórico de Revisões |
|
N° da Versão |
Descrição e/ou itens alterados |
00 |
Criação do procedimento. |
01 |
Processo passou do QPR para o Bizagi. |
02 |
Revisão do Processo (metodologia e atividades). |
03 |
Atualização das informações |
04 |
Atribuída nova vigência ao procedimento e atualizado para novo modelo da Cogead. Onde constava Seção de Cadastro de Materiais passa a constar Seção de Qualificação de Fornecedores), pois as atividades do antigo “Catálogo” permanecem no SEAC dentro do SQF; Item 1 – Regras do negócio foram inseridas; Item 2.1.1 - Prazo para solicitações com mais de cem itens alterado de três dias úteis para cinco dias úteis. Item 2.1.2 – Incluídos o segundo e último parágrafos. Excluída “garantia (mínima de acordo com o empenho)” do último parágrafo de forma a não direcionar a algum fabricante. Item 2.1.3 alterado de: “especificação adequada ou especificação inadequada” para “solicitação correta ou solicitação incorreta.” Item 2.1.4 título alterado de “verificar solicitação” para “analisar catálogo no SGA” e foi incluído último parágrafo. Item 2.1.6 título alterado de “efetuar cadastro” para “realizar cadastro do item”. 2.1.7 excluídas as informações “sua classificação e conta SIAFI”, uma vez que somente é informado o código do ítem ao requisitante. Nos demais itens foram feitos alguns ajustes e melhorias pontuais no texto. Item 3 – incluída tabela de registros e tempo de guarda dos e-mails (registros) definido (ainda será definido pelo SAM, posteriormente encaminharemos a eles). |
05 |
Item 1 - Foi inserida a Lei 14.133/2021 nas regras do Negócio; Item 2.1.1 - Alterado o Início; Os prazos para análise de solicitação foram alterados; Item 2.1.2 - O local onde se encontra a descrição do código CATSER foi atualizado; Item 2.1.10 - Alteração de Fim "Solicitação devolvida para adequação" para Terminate "Solicitação devolvida para adequação"; Item 2.2 - Retirado o Ator Unidade Requisitante; Item 3 - Alteração do código de classificação, tempo de retenção e disposição na Tabela I - Tabela de Registros; Item 4 - Atualização do Anexo I - Fluxograma do Processo Cadastro de Bens e Serviços Novos. |
|
|
Sumário
Relacionar somente o número do item e o título correspondente. Não deve conter numeração de página. Por se tratar de um documento elaborado no Sistema Eletrônico de Informação – SEI, este não enumera páginas.
Processo:
Gerir Compras;
Subprocesso:
Cadastrar Bens e Serviços Novos;
Responsáveis:
Seção de Qualificação de Fornecedores – DECOM/SEAC/SQF e Unidades Requisitantes;
Clientes:
Unidades Requisitantes;
Regras do negócio:
Todos os itens para estarem ativos no catálogo devem possuir CATMAT ou CATSER.
Lei nº 8.666/1993, Art. 14: Art. 14. “Nenhuma compra será feita sem a adequada caracterização de seu objeto”
Lei nº 8.666/1993, Art. 25, inc. I: “...vedada a preferência de marca.”
Lei nº 8.666/1993, Art. 15 § 7º, inc. I: “a especificação completa do bem a ser adquirido sem indicação de marca;”
Lei nº 10.520/2002, Art. 1º Parágrafo único: As especificações deverão ser aquelas “usuais no mercado”.
Lei nº 10.520/2002, Art. 3º, inc. II: “a definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição;”
Lei nº 8.666/1993, Art. 6º, Inc. IX: “conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar o objeto da licitação”
Lei nº 8.666/1993, Art. 7º § 5º: “É vedada a realização de licitação cujo objeto inclua bens e serviços sem similaridade ou de marcas, características e especificações exclusivas”.
Decreto nº 10.024/2019, Art. 3º, Inc. I, alínea a: “definição precisa, suficiente e clara do objeto”
Decreto nº 10.024/2019, Art. 3º, Inc. II: “especificações reconhecidas e usuais do mercado”.
Lei nº 14.133/2021, Art. 40º, § 1º: “especificação do produto, preferencialmente conforme catálogo eletrônico de padronização, observado os requisitos de qualidade, rendimento, compatibilidade, durabilidade e segurança”.
2.1.1 E-mail - Solicitação de cadastro
Receber solicitação de cadastro de bens ou serviços via e-mail de áreas ou Unidades Requisitantes.
O cadastro de materiais no SGA-Almoxarifado é feito para toda Fiocruz, exceto para Biomanguinhos, Farmanguinhos, COGIC, ICICT, IOC e INCQS.
A Seção de Qualificação de Fornecedores (DECOM/SEAC/SQF) tem dois dias úteis para analisar a solicitação com menos de vinte itens e responder ao requisitante. Para solicitações entre vinte itens e quarenta e nove itens, o prazo passa a ser de cinco dias úteis. Para solicitações a partir de cinquenta itens, o prazo passa a ser de dez dias.
As Unidades Requisitantes farão a solicitação de cadastro de itens de materiais sempre que necessário abrir pedido de compras no SGA-Almoxarifado e o item não constar no Catálogo de Materiais do SGA-Almoxarifado.
As solicitações sempre deverão ser enviadas para o e-mail: catalogo@fiocruz.br.
Entrada: solicitação via e-mail.
2.1.2 Analisar solicitação
A descrição encaminhada pelo requisitante deve conter informações básicas (resumidas) ou a que constar no CATMAT/CATSER, qualquer informação que direcione a um fabricante a solicitação será devolvida ao requisitante para ser adequada.
Junto à descrição do item o requisitante deverá informar o código CATMAT/CATSER. Caso não informe, a solicitação também será devolvida para adequação.
Observações: Toda solicitação de serviço a ser cadastrada (Pessoa Física, Jurídica, Consultoria e Locações) precisa ser encaminhada via e-mail com cópia do Termo de Referência ou Projeto Básico para comparação do Objeto da Contratação com a descrição do CATSER;
Orienta-se que a descrição para bens de consumo/expediente seja encaminhada com as seguintes características: tamanho, cor, tipo de material de sua fabricação, capacidade e unidade de medida;
Orienta-se que a descrição para bens permanentes seja mais detalhada, com as seguintes características: tamanho, cor, tipo do material de sua fabricação, capacidade e voltagem.
A partir dos critérios citados acima, será analisada toda descrição do item e juntamente com o código CATMAT/CATSER encaminhados pelo requisitante, realizar consulta no https://catalogo.compras.gov.br/cnbs-web/busca para verificar se a descrição corresponde ao código CATMAT/CATSER informados.
O mesmo vale para os casos de serviços. A descrição do objeto da contratação que consta no Projeto Básico/Termo de Referência, precisa estar de acordo com o Serviço solicitado e de acordo com a descrição do código CATSER que consta no https://catalogo.compras.gov.br/cnbs-web/busca.
Caso não estejam de acordo, a solicitação será considerada incorreta e devolvida ao requisitante.
2.1.3 Desvio exclusivo
Item que indica mais de um caminho a seguir no processo ou decisão: solicitação correta ou solicitação incorreta.
Caso a Solicitação esteja correta:
2.1.4 Analisar catálogo no SGA
Caso a solicitação esteja correta, será verificado se o item solicitado está cadastrado no Catálogo – do Sistema SGA-Almoxarifado.
Se houver material com especificação próxima, será verificado com requisitante se atende ao que foi solicitado.
Observação: Sempre que uma solicitação é recebida será verificado se o item está cadastrado no Sistema SGA Almoxarifado, isso evita que os itens sejam duplicados. Pode ser que o item esteja cadastrado e o requisitante não o tenha localizado, por isso também a necessidade de verificação.
Caso item já exista e esteja inativado, devido a falta do código CATMAT/CATSER, ele poderá ser ativado após o código CATMAT/CATSER ser informado.
2.1.5 Desvio exclusivo
Item que indica mais de um caminho a seguir no processo ou decisão: item já cadastrado ou item não cadastrado.
Item não cadastrado:
2.1.6 Realizar cadastro do item
Caso o item não exista, seu cadastro será realizado no SGA-Almoxarifado com as informações encaminhadas pelo requisitante.
Nesse caso será gerado novo código para o item em questão. Cada item deve ser classificado também na conta SIAFI correspondente.
Saída: código do item gerado.
Item cadastrado:
2.1.7 Informar código do catálogo para o requisitante
Enviar e-mail para o requisitante informando o código do item solicitado.
Em caso de alguma mudança na classificação do item, será informado ao requisitante no momento do retorno, via e-mail.
Exemplo: ao solicitar cadastro o requisitante pode ter usado a classificação como bem de consumo, mas após a análise, se trata de um bem permanente.
Saída: e-mail com código do catálogo para requisitante.
2.1.8 Solicitação finalizada
Código do item enviado ao requisitante via e-mail e controles internos da área atualizados.
Saída: código enviado via e-mail.
Caso a solicitação esteja incorreta:
2.1.9 Devolver ao requisitante para ajustes
A solicitação incorreta poderá ser devido a descrições incompletas, informações incorretas, descrição direcionada a algum fabricante ou ausência do código CATMAT/CATSER. Em todos esses casos as solicitações serão devolvidas, via e-mail, ao requisitante para correção.
2.1.10 Solicitação devolvida para adequação
Solicitação devolvida via e-mail informando quanto a ausência de informação ou necessidade de correção da descrição.
Saída: E-mail devolvendo solicitação.
Seção de Qualificação de Fornecedores - DECOM/SEAC/SQF.
As Unidades requisitantes serão responsáveis em encaminhar as solicitações via e-mail com as informações necessárias para que o cadastro do item seja efetuado. É obrigatório o envio do código CATMAT/CATSER.
Tabela I – Registros
Identificação |
Armazenamento |
Proteção |
Recuperação |
Código de classificação |
Tempo de retenção |
Disposição |
Solicitação do requisitante |
|
Login e Senha |
Data |
Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido |
Tempo de retenção associado a sua classificação |
A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação. |
Cadastro do item no SGA-Almoxarifado |
SGA-Almoxarifado |
Login e Senha |
Código do item cadastrado |
Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido |
Tempo de retenção associado a sua classificação |
A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação. |
Anexo I – Fluxograma do Processo Cadastrar Bens e Serviços Novos.
| Documento assinado eletronicamente por LORENZO THEODORO BORGES, Prestador(a) de Serviços, em 19/10/2022, às 09:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por Alan de Souza Anselmé, Prestador(a) de Serviços, em 19/10/2022, às 14:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por PAULO ROBERTO BARCELOS DA SILVA, Chefe da Seção de Qualificação de Fornecedores, em 19/10/2022, às 15:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por ALEX LIMA DE CARVALHO, Chefe do Departamento de Operações Comerciais, em 21/10/2022, às 15:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.fiocruz.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2108191 e o código CRC 2B105BC8. |
Após a impressão a cópia deste documento passa a ser considerada como "Cópia não Controlada".
Referência: Processo nº 25380.003518/2022-12 |
SEI nº 2108191 |